Manifestação ocorreu de forma tranqüila na Capital

Estudantes rumo a Prefeitura de Cuiabá!

Estudantes rumo a Prefeitura de Cuiabá!

 

CLTP em frente a Prefeitura de Cuiabá ! Sou Estudante, sou Radical,não sou capacho do poder Municipal!

CLTP em frente a Prefeitura de Cuiabá ! Sou Estudante, sou Radical,não sou capacho do poder Municipal!

Hoje, 19/02 o CLTP (Comitê de Luta pelo Transp. Público) realizou sua primeira manifestação, após a sua reativação que aconteceu no dia 1o de fevereiro no IL (Instituto de Linguagens) da UFMT.

Estudantes e trabalhadores foram as ruas lutar contra o aumento da tarifa e pela garantia da redução da tarifa e do passe livre.

A manifestação começou às 10:00 da manhã em frente a Prefeitura de Cuiabá, com palavras de ordem ao prefeito, que ironicamente, estava ausente da prefeitura naquele momento.

s7304449

Eduardo Matos (IBGE) e Pedro Aparecido (SINDJUFE) entregaram um ofício elaborado por militantes do CLTP ao vice-prefeito Chico Galindo, que segue abaixo: 

            O CLTP (Comitê de Luta Pelo Transporte Público) vem por meio deste, exigir explicações da prefeitura de Cuiabá sobre a tentativa de mais um aumento da tarifa e da humilhação que os estudantes estão passando nas filas quilométricas do MTU.

            As condições do transporte em Cuiabá são precárias: super lotação, falta de ar-condicionado, ônibus velhos, péssimas condições de trabalho aos motoristas e cobradores e falhas constantes no registro do cartão. Registra-se, ainda, que o Ministério Público constatou que o estudo tarifário da prefeitura é inconsistente e por isto impediu o aumento da tarifa.

            A população da cidade não suporta mais o aumento da passagem, visto que um terço dos cuiabanos e das cuiabanas está baixo da linha de pobreza em Cuiabá, segundo o IBGE. Sem contar que a UFMT já apontava em 2005, mais de 200.000 mil pessoas que não tinham dinheiro para usar o transporte coletivo na grande Cuiabá.

            Diante disto, reivindicamos:

1)     Não aumento da tarifa do transporte;

2)     Abertura imediata de discussão sobre a redução da tarifa;

3)     Manutenção e ampliação do passe livre e

4)     Estatização do Transporte Coletivo da Capital.

Cobramos um posicionamento da prefeitura de Cuiabá em relação a estas reivindicações.

Agradecemos aos estudantes e trabalhadores que participaram da Manifestação contra o aumento da tarifa! A LUTA CONTINUA.

DCE-UFMT  Constroi o CLTP !

DCE-UFMT Constroi o CLTP !

“Sou estudante, Não sou otário, Não vou pagar o lucro do empresário!”

Deixe um comentário